domingo, 16 de maio de 2010

Como é dura essa vida de técnico.

A vida de treinador brasileiro sempre foi recheada de cobranças, emoção, e vaias constantes da torcida. Neste domingo no jogo entre Grêmio x Corinthians, o excelente técnico Silas foi vaiado diversas vezes e chamado de "burro". Curioso, já que o técnico vem fazendo uma campanha brilhante na frente do time gaúcho.

O que é intrigante, é que no momento de uma substituição no jogo, a torcida chamou o técnico de "burro", e o jogador que entrou fez o gol logo em sequência. E isso calou a boca dos corneteiros e a torcida passou a incentivar o time novamente. Temos que ser realistas, o torcedor brasileiro é muito chato, cobra demais na hora indevida, quando é pra apoiar. O torcedor europeu reconhece a hora certa de apoiar ou vaiar, percebe-se a diferença nitidamente.

O exemplo máximo dessa cobrança sem sentido é Dunga. O técnico da seleção ganhou todos os títulos que disputou, Copa América e Copa das Confederações, além do primeiro lugar nas eliminatórias. Será que ele ganhou todos esses títulos por mera sorte ou coincidência? Será que não teve o trabalho e a competência de Dunga por trás desse sucesso? É claro que teve. Então, a grande maioria de torcedores braisileiros deveria apoiar o seu trabalho ao invés de criticar a sua lista de convocados ou simplesmente desmerecer o treinador.

Ricardo Gomes, técnico do São Paulo, é caçado pela torcida constantemente desde o ano passado. Realmente, tem coisas que ele deveria mudar no time, mas só isso não é motivo para fazer a caveira dele no São Paulo. Lembrando que ele tirou o tricolor da zona de rebaixamento no brasileirão 2009 e deixou o time na terceira colocação. Em 2010, classificação para as oitavas da Libertadores como 2° melhor colocado, e no Paulista, foi o único do trio de ferro a se classificar para as semis. Será que merece toda essa perseguição?

No Corinthians, a torcida não entende ou não lembra que foi Mano Menezes que trouxe o timão de volta a série A, que ganhou a Copa do Brasil ano passado e que levou o time a Libertadores. Campanha maravilhosa na primeira fase da competição continental, e somente pela eliminação na Libertadores, querem derrubar o técnico do seu cargo. Ingratidão seria o termo correto para descrever o que a maioria das torcidas brasileiras fazem com seus técnicos.

Daí, surge uma pergunta. Como Alex Ferguson, está a 22 anos no comando do Manchester United? Será que se fosse aqui no Brasil, ele ficaria todo esse tempo no cargo? Obviamente, não. E a competência dele seria a mesma. Então o problema é realmente a torcida. Temos que apoiar mais o trabalho dos técnicos que representam nossos clubes, assim tudo fica fácil.

Vote no Boleiros Annimos para a categoria de Esportes no concurso TOPBLOG 2010

1 Comentário:

Rafael Silveira disse...

Conclue-se, dessa forma, que a memória do povo brasileiro é fraca.

Me lembro da copa em que Luis Felipe Escolari foi vaiado também por não ter convocado Romario, e o Brasil ganhou essa copa, calando a boca do povo...

Mais o interessante é que muitas torcidas cobram, mais não cumprem com o seu papel de torcedor, de acompanhar, de estar presente nos jogos, de saber quem vai ou quem fica, ou de pelo menos, honrar a camisa...

Grande abraço mano Gustavo!

Postar um comentário

Aproveite para deixar sua opinião!

Não use linguagem vulgar, preze pela qualidade do Blog ;)

Para qualquer sugestão a parte, utilize a página de Contato

  ©Boleiros Anonimos - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo